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Entrevista: Rui Catarino, Mgr. Compensation & Benefits Vodafone

 

Rui Catarino, Mgr. “Compensation & Benefits Vodafone

1. Na sua empresa são utilizadas novas formas de remuneração integradas em programas de retenção de talentos?

A Vodafone tem atualmente cerca de 80% da população coberta por programas de remuneração variável com o propósito de ir ao encontro das necessidades específicas dos diferentes grupos da população. Nesse âmbito, temos igualmente implementado um programa que visa reconhecer colaboradores cujas ações tenham transcendido o âmbito da sua função. Estamos também em fase de implementação de um outro programa de reconhecimento que visa permitir a cada chefia reconhecer de uma forma simples e no momento, com um prémio simbólico, um seu colaborador ou colaboradores que tenham efetuado um esforço suplementar.

 

2. Quais são os benefícios mais valorizados pelos colaboradores?

O Plano de Saúde, assim como o Plano de Pensões fazem parte do conjunto de benefícios dos mais valorizados. O Plano de Saúde, por poder abranger o agregado familiar, pelo amplo leque de coberturas abrangidas e por permitir a combinação dos benefícios de um plano de reembolso com a vantagem da utilização da rede da seguradora.
Como complemento, a Vodafone disponibiliza também a título gratuito um cartão de saúde que permite o acesso aos serviços de saúde, incluindo serviços de urgência ao domicílio, a preços bastante acessíveis. O Plano de Pensões pelo benefício adicional associado ao incentivo de poupança própria.
A Vodafone oferece também aos seus colaboradores Seguro de Vida com uma assinalável cobertura dos riscos em caso de morte ou invalidez total e permanente durante 24 horas por dia, 365 dias por ano.
De um modo geral, os colaboradores valorizam também bastante o acesso aos serviços da própria empresa a preços mais vantajosos. Para isso, a empresa disponibiliza um leque alargado dos seus próprios serviços não só como forma de promover a experiência de utilização junto das suas comunidades mas também como forma de testar a usabilidade dos mesmos. A Vodafone implementou também no ano passado um plano de incentivos que cobriu, por diferentes fases, a totalidade da população da Vodafone tendo o mesmo sido também bem percecionado pelos colaboradores.

 

3. Qual o papel dos RH na definição de um programa de compensação e benefícios?

A definição da Política de Compensação & Benefícios na Vodafone Portugal é influenciada por vários fatores internos e externos (como o alinhamento com o negócio, a competitividade externa, o desempenho individual e o controlo de custos) e vai muito para além de um pacote meramente económico. Insere-se no conceito de TOTAL REWARD, proporcionando aos Colaboradores, para além de um pacote de compensação competitivo face ao mercado, acrescido de um leque de benefícios assim como diversas oportunidades de desenvolvimento profissional e de formação, a promoção de políticas de bem-estar, bem como condições de trabalho de elevada qualidade, que constituem o conjunto de recompensas que visam contribuir para a motivação, satisfação e desempenho dos Colaboradores.

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Cristina Barros

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